Regras


Diferente da maioria dos equipamentos da CEM, a utilização do Secador de Ponto Crítico Leica CPD300 não requer treinamento especial do usuário; o equipamento será operado em conjunto pelo usuário e pelos técnicos, mediante agendamento prévio através do formulário presente em http://propes.ufabc.edu.br/cem/crbst_138.html. 

1.Cada usuário poderá agendar o uso do equipamento por até 2 períodos de 3 horas por semana; 
2.Atrasos superiores a 30 minutos acarretarão na liberação da agenda do equipamento para o período, acarretando à penalidade de 1 mês de suspensão de uso do equipamento; 
3.Usuários que faltarem ao horário agendado sem avisar previamente à CEM-SBC ficarão submetidos à penalidade de suspensão de 1 mês de uso do equipamento; 
4.A colocação e retirada das amostras na câmara e a operação do equipamento será realizada pelo usuário com o auxílio de um dos técnicos da CEM-SBC; 
5.A câmara do equipamento permite o preparo de amostras de tamanhos variados. Entretanto, recomenda-se que as amostras a serem inseridas já estejam em tamanho adequado para a inserção em stubs de microscopia eletrônica, em virtude da utilização do equipamento Sputtering Leica ACE200. 
6.O preparo das amostras a ser realizado antes da secagem supercrítica segue uma série de procedimentos bem definidos:Lavagem da amostra em solução fisiológica;Fixação química;Lavagem do agente fixante com solução tampão;Desidratação química da amostra fixada com etanol ou acetona.A utilização do Secador de Ponto Crítico Leica CPD300 só será realizada com amostras que estejam devidamente desidratadas. 
7.A CEM-SBC auxiliará os procedimentos com a programação do aparelho designada pelo usuário. Os principais parâmetros a serem indicados no formulário de agendamento estão descritos a seguir. 
8.O tempo de secagem supercrítica é variável, sendo que o período restante dos procedimentos é indicado ao início do processo. O usuário poderá retirar suas amostras no mesmo dia ou no próximo dia útil após o término dos procedimentos. 
9.Caso tenha dúvidas em relação ao melhor programa de secagem ou em relação aos métodos de fixação e desidratação, consulte o livreto de aplicações com exemplos de protocolos disponível em aqui.