Regras


1. O período de operação do liofilizador se inicia às 09:00 de segunda-feira e possui seu término às 16:00 de sexta-feira e o equipamento não será ligado entre 09:00 e 16:00 nas quartas-feiras. 
2. Atrasos superiores a 60 minutos acarretarão na liberação da agenda do equipamento para o período e suspensão na utilização do equipamento por 30 dias
3. O usuário não poderá agendar mais de uma vez por semana e os agendamentos não poderão ser superiores a 48 horas por semana 
4. O equipamento é capaz de liofilizar amostras presentes apenas em solução aquosa ou em solução com traços de solventes orgânicos.
5. Os usuários poderão inserir suas amostras em dois tipos de suporte diferentes, em bandejas ou garrafas. A utilização de garrafas não predispõe um requisito de horário para inserção de amostras, embora haja limitação de volume e massa em relação ao recipiente utilizado. As amostras inseridas não podem ocupar mais do que 30% do volume de cada garrafa e não devem ultrapassar 500g, embora um mesmo usuário possa utilizar mais de uma garrafa a cada agendamento.
6. Para os usuários que optarem por utilizar as bandejas, torna-se necessário agendar a disposição de amostras exclusivamente em dois horários: às 09:00 de segunda-feira ou às 09:00 de quinta-feira. Em casos excepcionais, onde não existem amostras em garrafas durante o processo de liofilização, torna-se possível abrir a câmara para acessar as bandejas. Neste caso, verifique a possibilidade de horários completamente livres pelo calendário na seção “Agendamentos”. 
7. Em qualquer recipiente selecionado, é necessário inserir amostras previamente congeladas a uma temperatura máxima de -20 °C. Opcionalmente, a CEM-SBC dispõe de um ultra freezer cuja utilização é livre para armazenar amostras temporariamente, operando sempre nesta temperatura por padrão. 
8. As amostras inseridas no liofilizador devem ser acomodadas em seus recipientes adequados (como tubos Eppendorf™ e placas de Petri) e revestidas e seladas com plástico do tipo Parafilm™. Além disso, é importante furar esta proteção com um pequeno objeto perfurocortante, como uma agulha ou seringa, para permitir o escape de ar das amostras. Outros detalhes sobre a preparação das amostras podem ser consultados com os técnicos da CEM-SBC. 
9. Ao final da utilização, o usuário deverá anotar as informações de sua sessão no livro ata para registro, relatando qualquer defeito ou problema apresentado pelo equipamento durante o uso. 
10. É expressamente proibido inserir amostras ou soluções que utilizam solventes orgânicos concentrados em sua composição.