Regras


Estão disponíveis para agendamento as técnicas de: 

  • Difração de pó em baixas temperaturas, 4K < T < 300 K (criostato) 
  • Difração de pó em altas temperaturas, 77K < T < 1700 K(forno) 
  • Refletometria/GID à temperatura ambiente. 

O procedimento de medição é realizado conjuntamente entre os técnicos e o usuário, de acordo com as regras abaixo. Os técnicos acompanharão o posicionamento e alinhamento das amostras, a preparação do vácuo e a configuração do software. Cabe ao usuário monitorar a temperatura e os parâmetros de aquisição e alterá-lo segundo a sua necessidade, quando for o caso. 

1. O tempo de uso será contabilizado por orientador/supervisor. 
2. Cada orientador/supervisor poderá agendar um ciclo de medição por mês. Cada ciclo corresponde a 5 dias. Cada dia corresponde a um período de 24 h. 
3. Serão disponibilizados períodos de 6 ciclos a cada dois meses. Cada período ficará aberto para realização de medidas envolvendo apenas UMA das técnicas acima. A sequência das técnicas e o início de cada período de medidas deverão ser estabelecidos e divulgados pela CEM no início de cada ano. 
4. O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 30 dias antes de cada período programado. Os ciclos de cada período serão programados no 1o dia útil do mês em que se inicia o respectivo período. 
5. Na agenda do equipamento estarão disponíveis os períodos alocados para cada técnica. 
6. No formulário de agendamento serão informadas as características e/ou limitações de cada técnica e do equipamento. 
7. A análise e a interpretação dos dados são de responsabilidade exclusiva do usuário. 

•São reservados pelo menos 2 dias de instrumentação para troca de configuração e calibração do difratômetro por período. 
•Caso não haja demanda suficiente para troca de configuração com criostato (mínimo de 4 propostas para o período seguinte), o difratômetro permanecerá na configuração padrão até a próxima troca. 
•A configuração padrão do difratômetro é a original de fábrica, ou seja, com o berço de Euler instalado e os 4 círculos ativos (theta-fonte, theta-detector, azimutal (Phi) e inclinação lateral (Khi)).