Abertura da agenda para submissão de propostas para análises no Microscópio Eletrônico de Transmissão
A Central Experimental Multiusuário do campus de Santo André da UFABC (CEM-SA/UFABC) abre a sexta rodada para submissão de propostas de uso do Microscópio Eletrônico de Transmissão de Alta Resolução (TEM/HRTEM) Thermo Fischer Talos F200X-G2, integrante do parque de equipamentos da CEM-SA
Como funciona o agendamento?
Propostas de utilização do TEM deverão ser submetidas via formulário online. Após finalizada a data de submissão das propostas, será feita a análise de viabilidade das propostas submetidas, e aquelas que forem aprovadas serão agendadas.
Segue o link do formulário (também disponível no site das CEMs): FORMULÁRIO
Cuidados, tipos e quantidade de amostras que podem ser analisadas:
O microscópio TEM é projetado para amostras sólidas, não biológicas, principalmente amostras cristalinas. Assim, a preparação de amostras biológicas orgânicas, de baixo peso molar, ou com elementos voláteis, deve ser conversada com os responsáveis antes de haver a análise no microscópio.
Amostras magnéticas podem ser atraídas para as lentes e danificar o microscópio. A preparação desse tipo de amostras também deve ser conversada com os responsáveis previamente às análises.
Em qualquer dos casos anteriores, ou em caso de dúvidas, os pesquisadores deverão contatar os responsáveis pelo equipamento, solicitando orientações para o preparo desses tipos de amostras. Qualquer omissão de informações a respeito desses tipos de amostra (biológicas ou magnéticas), poderá acarretar a suspensão permanente do usuário ou orientador.
Cada docente/orientador poderá indicar no máximo 2 (dois) usuários, podendo ser seus orientandos. Cada usuário pode submeter apenas 1 (uma) proposta. O número máximo de amostras por proposta será de 3 (três) amostras.
A CEM-SA está concluindo a instalação de equipamentos de preparação de amostras pelo método “cross-section”. Até que esses equipamentos de apoio estejam disponíveis, a CEM-SA só poderá analisar amostras depositadas em grades de TEM, ou amostras que já tenham sido preparadas por “cross-section” em outros laboratórios.
É importante destacar que a preparação das amostras é de exclusiva responsabilidade do usuário, não cabendo à CEM-SA fornecer grades nem consumíveis para a preparação.
Sobre as análises:
Por ora, o microscópio ficará disponível para análises nos modos:
– TEM/HRTEM (convencional/alta resolução);
– EDS-TEM (com análise por EDS);
– SAED-DIFF (modo de análise por difração de elétrons); e
– STEM em HAADF, EDS.
Importante: Para análises no modo STEM-EDS, é necessário haver conversa prévia, pois é uma medida mais complexa e dependerá de cada caso.
Pesquisadores que precisarem de análises mais específicas deverão contatar os responsáveis pelo equipamento para análise de viabilidade.
Período de submissão de propostas para uso do TEM:
O prazo para submissão se encerra em 14/01/2025.
O período de execução das propostas aprovadas será iniciado na última semana de janeiro de 2025.
Os responsáveis serão informados via e-mail sobre os dias de execução de suas respectivas propostas, e a lista com a sequência e os dias de execução de cada proposta da rodada de atendimentos será publicada no site das CEMs.
A realização das propostas de pesquisa com o TEM estão sempre sujeitas à disponibilidade, tanto do equipamento como do técnico que fará a operação. Por isso, contamos com a compreensão de todos, em relação aos agendamentos.